Bacalhau: o peixe, a pesca e as indústrias de Aalesund

Cod - o príncipe dos mares do norte
A pesca na costa norueguesa
Os peixes que são transformados em bacalhau
Alerta Geral nos Mares e nas Mesas - pode acabar o bacalhau

 

linha

Cod - o Príncipe dos Mares do Norte

Seu nome científico é Gadus Morhua, mas é conhecido internacionalmente como Cod. Este peixe tão apreciado por suas qualidades nutritivas é chamado, especialmente nos países de língua portuguesa, de Bacalhau.
Pertence à família dos gadídeos e é o mais conhecido dos peixes de águas frias do mar Atlântico Norte, no Círculo Polar Ártico. Dele se aproveita tudo: sua carne é consumida em todo o mundo (seja fresco, defumado ou salgado e seco ), do fígado se extrai óleo e da bexiga se faz cola.
É uma das maravilhas da culinária de todos os tempos.

Cresce rápido e a fertilidade das fêmeas é excepcional: põem de 2 a 8 milhões de ovos por ano - os que sobrevivem alcançam 40 cm em dois anos, 1m aos vinte. Nesta idade, o peso é de aproximadamente 50 kg.
O período de reprodução é entre janeiro e abril, e o principal local de desova é no Arquipélago de Lofoten.
Por ser estenoterno - habituado a uma determinada temperatura - o bacalhau viaja constantemente, a fim de permanecer em águas propícias. Por isso, ele é encontrado nos mares da Noruega, Rússia, Islândia, Canadá e Alaska. Na ilustração ao lado pode-se ver, na área grifada, o habitat natural do Gadus Morhua.


A pesca do bacalhau

Com 6-7 anos de idade os cardumes migram para o Lofoten (2), região ao Noroeste do Mar da Noruega(1), onde se realizam as maiores pescarias de bacalhau do mundo, especialmente no Mar de Barents.
87% do bacalhau que é consumido no Brasil tem sua origem na Noruega, país que é pioneiro no planejamento da pesca a longo prazo. A cidade de Aalesund é considerada a capital mundial do bacalhau, pela concentração de um grande número de indústrias de transformação e por ter um dos principais portos de exportação. Veja imagens da cidade, da pesca e do processamento do bacalhau no Álbum de Fotografias.


Os peixes que são transformados em bacalhau

São cinco os peixes transformados em bacalhau (veja também Fotografias com os peixes, os respectivos tipos salgados e secos, e as formas de corte.)

O primeiro é o Cod Gadus Morhua, o Bacalhau do Atlântico Norte, o legítimo bacalhau; a seguir o Saithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgados e secos. O quinto peixe é o Cod Gadus Macrocephalus , o Bacalhau do Pacífico ou do Alaska.

Clicando nas imagens pode-se ver a foto ampliada de cada um deles.
Mais informações podem ser encontradas na página dedicada aos diversos tipos de bacalhau comercializados no Brasil.

[^]

linha

Veja também os "Contos do Bacalhau":
uma coletânea de cartoons com curiosidades sobre o peixe.
contos do bacalhau

linha

Adega do Bacalhau M. Lamosa Representacoes

 Comentários para os autores